Home
Arteterapia
email

Esta é minha página pessoal que mostra o meu trabalho desenvolvido em Arteterapia:

Meu trabalho de Conclusão de Pós-Graduação publicado no site: Instituto Emilio Ribas - São Paulo/SPOficina Arte e Alegria apresentação em power point
 
Oficinas de Arterapia realizadas em outros locais:
 

 

Sobre Arteterapia:

A Arteterapia ou Arte Terapia é uma nova área do conhecimento humano que usa a arte como meio de expressão para os processos de transformação da pessoa. É um meio de relacionar a expressão verbal e a não verbal através de dinâmicas realizadas nas oficinas criativas em que o Fazer Artístico é reconhecido como possibilidade terapêutica, condutor de novas aprendizagens e desenvolvimento do potencial criativo.

O campo de atuação: da Arteterapia estende-se à diferentes organizações ou instituições, tais como: a Saúde, Educação, Comunidade e Empresas, permitindo uma qualidade maior de vida.

Temas trabalhados com a arte: os valores humanos (Verdade, Não Violência, Amor, Paz e Retidão), a auto estima, a confiança em si e no próximo, a bondade, o equilíbrio, a auto-realização, o lúdico, os sonhos, a convivência e o stress entre outros.

 

Mais sobre Arteterapia...

A palavra Arteterapia tem origem no trabalho de Margaret Naumburg e sua irmã Florence Cane onde utilizavam a Arteterapia e a arte-educação como método de psicoterapia e pedagogia.

O arteterapeuta de hoje é um "cuidador do outro", que precisa ter um olhar atento e observador e estabelecer uma relação amorosa com o grupo ou o indivíduo. O arteterapeuta é um facilitador que usa os recurso da arte, que auxilia na escolha do material e que acolhe e escuta as queixas da pessoa sem julgamento.

O trabalho em Arteterapia propicia um canal de comunicação, claro e seguro que possibilita identificar os sentimentos, os bloqueios, melhorar a auto-estima, resgatar a confiança e ajuda nos processos de transformação da pessoa.

Em uma ambiente seguro e acolhedor o arteterapeuta convida o indivíduo a expressar seus sentimentos, usando como ferramenta a arte e suas diversas formas de expressão gerando um produto final.

O produto final serve como um registro para uma reflexão sobre suas questões que eventualmente passa à compreendê-las com maior clareza.

A arte é uma atividade de expressão que evoca o criativo e "...abrange todas aquelas atividades ou aqueles aspectos de atividades de uma cultura em que se trabalha o sensível e o imaginário, com o objetivo de alcançar o prazer e desenvolver a identidade simbólica de um povo ou uma classe social, em função de uma práxis transformadora." (Canclini, Nestor Garcia. A Socialização da Arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo, Cultrix, 1984 p. 207-9)

O homem moderno já se esqueceu a muito tempo, como expressar seu mundo interno. Quase todos dizem: Eu não seu desenhar! ou Eu não seu desenhar direito! ou Não tenho talento! ou então: Isto está horrível!

Ficou para o homem moderno a impressão de que não é capaz de desenhar. "Isto é coisa para artista.!" Será que nós estamos tão bloqueados, devido às facilidades da tecnologia, que esquecemos de como riscar uma linha no papel?

E eu lhe pergunto: Quando você está falando no telefone e fica rabiscando num pedaço de papel um monte de linhas, o que significa isto para você?

A Arteterapia trabalha exatamente com este fazer artístico, como desenhar /pintar espontâneo, sem julgamento.

Não existe para nós, arteterapeutas, o compromisso com a estética e sim a ação do fazer artístico que importa.

A linguagem da arte é reveladora e fascinante e por incrível que pareça não tem contra indicações. Também ajuda ampliar nossa consciência, abre um canal mais intuitivo e perceptivo.

O fazer artístico transforma, pois no momento da criação estamos envolvidos em nosso mundo imaginário e simbólico, permitindo que os elementos assustadores de nossa personalidade ou nossos medos e angústias sejam expressos no desenho, na pintura, na argila, ou na poesia, na dança, sendo estas, ações de libertação.