Home
Oficina de Arteterapia -Temas das Dinâmicas

As dinâmicas focavam o lúdico como objeto principal e o fazer arte com o objetivo de trabalhar com as percepções dos sentidos: visual, tátil, auditiva, e percepção da forma e de crenças.
Nestas dinâmicas, as crianças tinham a oportunidade de participar de novas experiências, estimulando a sua imaginação e explorando o uso dos materiais.
Eram momentos livres para trabalharem suas idéias, ganhando auto confiança e aumentando sua auto-estima. Nesses momentos elas esqueciam da doença e que estavam num hospital recebendo medicamento.

Clique nas fotos e veja a descrição de cada dinâmica
Percepção Imaginativa
Percepção Visual
Percepção Auditiva
Percepção Tato
Percepção Tato -argila
Percepção Sensorial
Percepção da Forma
Percepção da Forma - Prato
Percepção da Forma - Caretas
Percepção da Palavra
Percepção do Lúdico
Percepção de Crenças
"Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive. Por isso, quanto mais intensa e variável for a brincadeira e o jogo, mais elementos oferecem para o desenvolvimento mental e emocional infantil. Através das brincadeiras as crianças vivem situações ilusórias e aprendem a elaborar o seu imaginário, e muitas vezes até buscar a realização de seus objetivos, mesmo que sejam irrealizáveis."
(FERRAZ & FUSSARI apud VALLADARES, 2003, p. 258)