Home
Oficinas de Arteterapia no Hospital Dia
navegue pelo Menu à direita

Trabalho de Conclusão de Pós-Graduação lato sensu em Arteterapia - 2004

Monografia apresentada à Universidade Potiguar, RN e ao Alquimy Art, de São Paulo como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Arteterapia.

Orientador: Prof. Dr. Liomar Quinto de Andrade - São Paulo, 2004

RESUMO: Esta monografia relata um trabalho arteterapêutico desenvolvido com crianças e adolescentes portadores do vírus da AIDS e HIV, que freqüentavam o Hospital Dia de um hospital que atende pacientes com doenças infecto-contagiosas, na cidade de São Paulo. O texto retrata com sensibilidade as dificuldades encontradas tanto para estabelecer um contato de confiança com os participantes quanto a necessidade de adaptação do ambiente e dos materiais utilizados, levando-se em consideração as incapacidades de alguns participantes. O trabalho foi desenvolvido à luz da fundamentação teórica das Oficinas Criativas (ALLESSANDRINI, 1996) e de outros autores tanto da área da Arteterapia como da Psicologia. Aponta os recursos expressivos proporcionados pela Arteterapia como mobilizadores da expressão de conteúdos internos que ajudam a melhorar as condições emocionais de pessoas fragilizadas pela doença. Também nos apresenta um grande esclarecimento sobre a AIDS/HIV e suas implicações médicas, sociais e morais.

Palavras-chave: Arteterapia - AIDS/HIV - Saúde


Perfil do trabalho desenvolvido durante a estágio:
  • Instituição: INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMÍLIO RIBAS Hospital Dia / Pediatria / 2º andar
  • Local: Av. Dr. Arnaldo, 165 - São Paulo-SP
  • Horário: sextas feiras das 10:00hs às 12:00hs
  • Público: pacientes infanto-juvenis portadores do vírus HIV, que foram contaminados pelos pais, muitos deles abandonados e acolhidos em casas de apoio.
    Recebem no Hospital Dia o medicamento gamaglobulina via endovenosa, com intervalos de 30 a 40 dias.
  • Período: de agosto/ 2003 a junho/ 2004, com um total de 100 horas supervisionadas.
Estagiárias Arteterapeutas:
  • Vera Lucia Lazzaro Traversa – Artista Plástica
  • Fernanda Ramos Reck - Pedagoga